sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dia das Crianças e a Literatura Esportiva



Dia das Crianças. Dia de incentivar a leitura entre elas. Literatura na Arquibancada destaca abaixo mais um livro que promove a forma mais rápida e inteligente de aproximar os pequenos do universo da leitura.

O livro de Lui Fagundes, A turma da Baixada (Editora Bateia) é para os baixinhos gremistas, mas um ótimo exemplo que todos os grandes clubes brasileiros devem seguir. Já existem várias coleções parecidas, mas nunca será demais, afinal, ler é para sempre, não importa o dia e o tamanho, do autor e da obra.

Este é o primeiro título da coleção “Firula”, da Editora Bateia. Um livro infantil, que conta a história do primeiro Grenal. Até o final do ano de 2013, a editora promete o livro do concorrente: "Vermelhô! A terra é vermelha", que conta a história do título mundial interclubes do Inter.

No final deste post, Literatura na Arquibancada recomenda vários links de artigos já publicados por aqui sobre o tema “literatura infanto-juvenil” e ainda uma série com enorme repercussão sobre a história da “História em Quadrinhos”, na literatura esportiva.

Sinopse (da editora):

De forma lúdica, Cândido, Beto, Carlinhos, Pedrão e Quim (a turma da Baixada) contam a história do primeiro Grenal em um jogo histórico contra a turma da Beira do Rio, formada por Antenor, Cidão, Horácio, Juvê e Tomazinho. Os nomes dos personagens são baseados nos nomes dos jogadores que participaram, em julho de 1909, do primeiro clássico gaúcho. A história traz toda a preparação e o jogo entre as duas turmas, simbolizando o 1º Grenal vencido pelo Grêmio pelo placar de 10x0. O texto de orelhas é da escritora gaúcha e gremista Claudia Tajes que compara os integrantes da turma a personagens clássicos como João e Maria, Peter Pan e Mogli. Isso, é claro, para os leitores (e torcedores) gremistas.

Orelhas
Por Claudia Tajes

O primeiro Grenal é uma história que passa de geração tricolor para geração tricolor, assim como a do Mogli ou a de João e Maria. Com a diferença de que o Mogli, o João e a Maria enfrentaram muito mais dificuldades para chegar ao final feliz.

A história é tão encantadora quanto a do Peter Pan, mas só para as crianças gremistas. Para as outras, parece mais um desses contos de terror que os pais só deixam o filho conhecer depois que ele fica mais crescidinho, para evitar pesadelos nas noites seguintes.

Foi o próprio Internacional que, na sua estreia, convidou o Grêmio, que já tinha seis anos, para a partida inaugural daquele que viria a ser o maior clássico do Brasil.

Ao menos é o que nós, os gaúchos, achamos. Resultado de brincar com o perigo, como dizem as mães: 10 x 0 para nós. E um banho de bola que até hoje está engasgado na garganta dos colorados.

Em A turma da Baixada, o primeiro Grenal é contado de um jeito diferente. No livro, uma turma miúda foi escalada para reviver o jogo que, mais de cem anos depois, ainda alegra gremistas de todas as idades e lugares. É também uma história recontada com espírito esportivo e respeito. Porque, sem isso, o futebol acaba perdendo a graça.

Boa partida para a gente. Aqui e onde mais o Grêmio jogar.

Literatura na Arquibancada agradece ao autor e editor Lui Fagundes pelo envio e liberação de algumas páginas de seu livro. Clique nas fotos para ver o texto ampliado:












Sobre os autores:
Lui Fagundes é jornalista, editor e ex-livreiro. Gaúcho de Cruzeiro do Sul, atualmente dirige a Editora Bateia e é um dos integrantes do projeto “Boca a Boca” – associação entre as editoras Yaugurú (Uruguai) e Grua Livros (Brasil) que está editando autores uruguaios no Brasil e brasileiros no Uruguai. É autor de A turma da Baixada.

Fabio P. Corazza é paulistano, ilustrador e designer gráfico. Após anos trabalhando digitalmente, voltou a estudar técnicas convencionais para incorporar essas experimentações aos seus trabalhos. Para conhecer um pouco mais da sua produção, acesse www.behance.net/fpcorazza/frame. É ilustrador de A turma da Baixada.






Literatura Infanto-Juvenil no Literatura na Arquibancada:


Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?

    Sou o Bernardo da equipe do futebol.com e recomendamos para o seu site os widgets gratuitos do nosso site: http://www.futebol.com/widgets

    Exemplos aqui (alterne entre as abas na parte superior do site): www.livescore.com.br

    Qualquer duvida, podem nos contactar via Skype: bernardo.futebol.com
    Ou via mail: suporte@futebol.com

    Agradecemos a compreensão,

    Obrigado.

    ResponderExcluir