terça-feira, 14 de maio de 2013

A Enciclopédia Olímpica Brasileira




Ela é uma das maiores pesquisadoras do esporte brasileiro e não desiste jamais. A profª Dra. Katia Rubio, que sempre está por aqui, no Literatura na Arquibancada, para oferecer seu conhecimento, agora, humildemente, para não ver seu fantástico projeto de Memória Olímpica “morrer”, está solicitando a ajuda de todos.
Participar do projeto http://www.salvesport.com é a certeza de que, em breve, seremos recompensados com uma das maiores da literatura esportiva brasileira: a Enciclopédia Olímpica Brasileira, o maior estudo já realizado sobre o tema no país e no mundo.

Prezados colegas
Por Katia Rubio

Há 13 anos trabalho na pesquisa Memórias Olímpicas por atletas olímpicos brasileiros. Nesse período já são mais de mil entrevistas com atletas que representaram o Brasil em Jogos Olímpicos de inverno desde 1920. Ao longo desse período essa pesquisa contou com apoio da Fapesp e CNPq, porém esses recursos acabaram e ainda faltam 700 entrevistas para o projeto terminar.

Por isso, estamos iniciando uma campanha junto ao http://www.salvesport.com  uma plataforma de financiamento coletivo para conseguir os recursos necessários para finalizar o projeto e escrever a Enciclopédia Olímpica Brasileira, onde todas essas histórias serão contadas.

Espero contar com a sua colaboração na divulgação desse projeto.


Sobre Katia Rubio:

Professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, orientadora nos programas de Pós-graduação da EEFE-USP e FE-USP. Escreveu e organizou 15 livros acadêmicos nos últimos 10 anos na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos abordando os temas psicologia do esporte, estudos olímpicos, psicologia social do esporte, psicologia do esporte aplicada e esporte e cultura. É também bacharel em Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1983) e Psicologia na PUC-SP (1995). Coordena atualmente o Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano da EEFE-USP e foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte entre os anos de 2005 a 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário