sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Retrospectiva LA: 2012 o ano de vários centenários



Na série especial Retrospectiva do Literatura na Arquibancada, 2012 foi um ano marcado pela comemoração de vários “centenários”. De clubes a personagens históricos do futebol e da literatura brasileira.


Um dos artigos mais acessados neste curto espaço de tempo de existência do Literatura na Arquibancada continua a ser sobre o mestre da literatura Jorge Amado:


Outro mestre que completaria 100 anos em 2012, só que dentro das quatro linhas, é Domingos da Guia, um dos maiores zagueiros na história do futebol mundial:


2012 também foi o ano do centenário do maior cronista da literatura esportiva: Nelson Rodrigues. Literatura na Arquibancada, infelizmente, não conseguiu viabilizar (como havia prometido) o evento presencial em sua homenagem, mas deixou aqui vários artigos especiais em sua memória. Abaixo, todos os artigos que o LA publicou. Destaque para a mais acessada de todos, a última crônica escrita por Nelson Rodrigues:










O irmão de Nelson Rodrigues, Mário Filho, certamente ficou feliz, lá do céu, com a efeméride do centenário do maior clássico do futebol brasileiro criado por ele: 100 anos do FlaxFlu.





Mário Filho

E um artigo especial sobre o “pai” do FlaxFlu, Mário Filho, “o criador das multidões”:



2012 também foi ano de comemorar o centenário do primeiro jogo disputado pelo Flamengo. Na série especial, livros e personagens históricos do rubro-negro:










Outro clube centenário em 2012 é o Santos Futebol Clube, de Pelé, Neymar e companhia. Literatura na Arquibancada destacou os vários lançamentos de livros importantes para a literatura esportiva brasileira:







Nenhum comentário:

Postar um comentário