domingo, 23 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012


A partir de hoje, Literatura na Arquibancada faz a sua retrospectiva temática de 2012. Mais um ano com “perdas e ganhos”, comemorações por datas importantes de fatos ou personalidades do esporte, da música e da literatura brasileira. Abaixo, destacamos algumas delas.


O ano começou com uma efeméride triste, porém, obrigatória: os 30 anos sem a voz e o talento da corintianíssima, Elis Regina.


Logo a seguir, a comemoração do centenário de um craque do futebol brasileiro fora dos gramados: o massagista da seleção brasileira, Mário Américo.


Em fevereiro, um post que, surpreendentemente, se tornou recordista no Literatura na Arquibancada: 50 anos sem Portinari. Surpreendente pelo fato de Portinari não ser um ex-jogador de qualquer modalidade esportiva.


Em março, Literatura na Arquibancada apresentou uma série especial sobre o craque do futebol mundial, Zico.


Ainda em março tivemos os 50 anos de uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos: Magic Paula.


E um craque da música brasileira, Jorge Benjor, cantou em prosa e verso os 70 anos de sua paixão pelo futebol, ou melhor, pelo Flamengo.


Em abril, Literatura na Arquibancada homenageou um craque do automobilismo brasileiro: os 50 anos de jornalismo de Lemyr Martins.


No mês de maio, os 85 anos de uma verdadeira lenda do jornalismo esportivo brasileiro: Paulo Planet Buarque.


Em junho, duas efemérides importantes: os 40 anos do craque Zidane e os 30 anos da Copa do Mundo de 1982, que ficou conhecida para os brasileiros como “A tragédia de Sarriá”, um dos posts mais acessados do Literatura na Arquibancada.




No mês de julho, um artigo especial sobre João Saldanha, o “João sem medo”, que completaria 95 anos em 2012.

Como em todos os anos de nossas vidas, tivemos várias perdas irreparáveis da vida brasileira, gente que emprestou seu talento para a literatura esportiva brasileira, como Millor Fernandes e Chico Anysio (em março), Joelmir Beting (em novembro) e Décio Pignatari (em dezembro).


Millor


Chico Anysio


Joelmir Beting


Décio Pignatari

Nenhum comentário:

Postar um comentário