quarta-feira, 16 de maio de 2012

O fenômeno de uma semente da vitória


O objetivo de qualquer atleta esportivo é vencer. Mas será que todos estão preparados para a vitória? Literatura na Arquibancada destaca hoje um fenômeno editorial da literatura esportiva brasileira. Não há registro na história do mercado editorial de sucesso semelhante ao do livro “A semente da vitória” (Editora Senac, 2001) que chega a mais de 100 edições, mais precisamente, a 102ª, e quase meio milhão de livros vendidos até hoje.

Nuno Cobra
O autor deste feito é um homem simples do interior paulista, nascido na cidade de São José do Rio Pardo, em 1938. Seu nome: Nuno Cobra, professor de Educação Física, criador de um método para “chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo”.

Foi com suas teorias que Nuno Cobra foi instrutor de vários esportistas brasileiros como os pilotos Gil de Ferran, Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello, Mika Hakkinen, os tenistas Jaime Oncins, Cassio Motta, Cláudia Monteiro e Patrícia Medrado. Mas o mais famoso de todos foi um dos maiores ídolos do esporte brasileiro: Ayrton Senna.

Nuno Cobra e Ayrton Senna.
Com certeza, a obra de Nuno Cobra obteve esse estrondoso sucesso não por treinar estrelas do esporte, mas pela abrangência e importância dada aos temas saúde e espírito e que qualquer cidadão pode se beneficiar, sendo você um atleta ou não. 

Foi por isso que ele acabou também tendo alunos como os empresários Abílio Diniz, Sérgio Machline, André Lara Rezende, Alair Martins e vários outros.


Nuno Cobra em palestra na Unifor.
Mas então, o que há por detrás deste homem simples e seu revolucionário Método? Literatura na Arquibancada reproduz abaixo o texto de apresentação da obra escrito pela Dra. Silvia Risette, especialista no Método Nuno Cobra, e mais abaixo, a introdução do livro, nas palavras do próprio Nuno.


Prefácio “A semente da vitória”
Por Dra. Silvia Risette

“Nuno Cobra, um profissional com mais de quarenta anos de atividade, poderia inscrever em seu currículo até mesmo a contribuição para feitos admirados no mundo inteiro, como a conquista de campeonatos de Fórmula 1 do automobilismo. Inscreveria também certas antecipações a que a psicologia deste limiar de século dá ênfase, como a referente à inteligência da emoção – ele fala disso há muitos anos, conforme uma legião de pessoas que já o ouviram pode testemunhar.

O Método Nuno Cobra, conhecido no país e além-fronteiras, não dispunha porém de uma formulação a que tivessem acesso os que não são “pupilos” diretos de seu autor, participantes de workshops que ele orienta ou ouvintes das palestras que ministra.

A semente da vitória é esse livro que faltava, o primeiro que Nuno Cobra publica. Ele o fez como uma exposição de motivos e propósitos pelos quais criou seu Método. E o fez bem à sua maneira entusiástica, generosa, energizada pela vontade de mudar a vida dos que se beneficiam das suas ideias. Mudar para muito melhor essa vida que é uma só e é o bem mais precioso entre todos que temos.

A transformação como avanço qualitativo sempre constituiu um objetivo do SENAC de São Paulo em seu trabalho educacional. Este livro propõe uma transformação pela conquista da saúde, radical e otimista, como é próprio de Nuno Cobra e seu Método.

O Nuno é uma pessoa predestinada ao especial! Uma estrela que viaja a todo instante pelo universo de todas as pessoas que toca. Tem a magistralidade suprema do desenvolvimento de todo potencial humano.

Preenche os espaços do ambiente em que se encontra com a magia de sua energia e a plena convicção de que viver é beber da comunhão do amor que cada ser humano carrega.

Ama o que faz! Transforma cada pessoa que toca com tal serenidade que a notoriedade de seus gestos faz encantar e suplantar o lado irresoluto da vida.

Traz assentada no coração a leveza de cada momento e a certeza de todas as possibilidades que cada ser humano carrega n o desabrochar para a vida.

É o mestre do fazer – e do deixar acontecer como resposta sempre extrema de todo enredo do crescer. Tem a palavra-chave de que cada pessoa precisa – no momento-chave preciso de cada pessoa.

Deixa penetrar a perspectiva de cada dia simplesmente porque existe sempre a perspectiva de um novo dia. E porque a alegria é seu combustível em cada novo alvorecer.

Ter a bênção de viver a seu lado, ter a honra de participar na realização deste livro e poder compartilhar sua filosofia e o seu trabalho é como viver um pouquinho de Deus na Terra com sua contundente inteireza de caráter, compaixão e fluxo forte de verdade a nos escancarar a alma a todo instante. Porque nos prova que o certo e o errado não existem e que tudo sempre tem uma mensagem.

Sua imagem é muito mais abrangente do que qualquer palavra que se ouse utilizar.

É o arquétipo do amor! E o protótipo da certeza do encantamento com a vida que lhe rodeia a alma em seu mais profundo esplendor.

Ele é assim...Muito mais que apenas mestre, é a prova de que a felicidade existe e que vive forte dentro de cada um de nós.

É único! Penetra todas as almas e verdades porque, mesmo sabendo que nunca se sabe ao certo o que está por vir, nos faz a todo instante experimentar que o acreditar é o que faz a diferença. Porque realmente faz...”

Introdução “A semente da vitória”
Por Nuno Cobra

Este livro é uma viagem por várias estradas de sucesso. Uma viagem pela vida de muitas pessoas que acreditaram em meu método e souberam se transformar incrivelmente ao descobrir que o homem pode ser vitorioso, superando as batalhas contra o negativismo e o derrotismo, expandindo seus limites a níveis inimagináveis.

Mas é também uma viagem através de minha própria vida, que se fez contundente e maravilhosa pelo acreditar perene nas possibilidades infinitas de todas as pessoas.
Estivemos juntos na caminhada mágica de descoberta de uma nova realidade, vendo acontecer o aperfeiçoamento do potencial humano, que permite saltar sobre as barreiras que a vida nos apresenta. Eu e meus atletas profissionais. Eu e meus atletas empresários. Eu e meus discípulos pobres, deficientes, delinquentes, presidiários e alunos das escolas públicas por onde passei. Enfim, eu e todos os meus pupilos.

Tudo aconteceu por intuição, por garra, por dedicação. Estudei muito, mas também deixei-me levar pelo coração. Porque sempre quis compartilhar meu aprendizado de vida com as outras pessoas. Por isso, a essência do Método Nuno Cobra é o amor.

Além das fundamentações científicas, a base do meu método é o amor que vejo em cada ser humano que me procura e a percepção do enorme potencial que carrega.

Este é o talento que Deus me deu para ajudar as pessoas a descobrirem a extraordinária força que existe nelas, fazendo-as perceber-se mais fortes e capazes, possibilitando transformações inacreditáveis.

O que antes parecia impossível tornar-se possível quando alguém se sente apto a transpor todos os obstáculos, conhecendo a sua verdadeira grandeza interior.

Quando uma pessoa começa o trabalho comigo, o primeiro passo é despertá-la para o encantamento com a vida, com ela própria e com seus semelhantes. Os bons aspectos que estão adormecidos em seu interior florescem e então ela se dá conta da extraordinária força que possui para realizar tudo o que pensa.

O livro tem a ver com o sucesso! E tem a ver também com o acreditar.

A visualização da atitude mental positiva é importante, mas no meu método isso vem casado com as modificações que a própria pessoa consegue na reestruturação física de seu corpo. A mudança corporal também faz a mente muito mais forte.

O acreditar tornar-se algo palpável porque surge de uma realidade que cada um pode modificar – e da prova mais concreta que temos, que é o corpo. Quando mexemos na raiz da pessoa, transformando seu físico, estamos também fortalecendo e direcionando sua mente, desenvolvendo suas emoções, elaborando e dimensionando a sua espiritualidade.

A sociedade massacra o indivíduo. Coloca nele o medo, o pecado e a insignificância da vida. Despersonaliza e destrói sua sensibilidade e coragem, fazendo-o esquecer a perfeição que realmente é.

Deus nos fez para a felicidade, para a alegria.

Meu trabalho é fazer a pessoa voltar ao âmago de usa essência de beleza e divindade, que cada um carrega em si.

Nós somos o que pensamos. Mas o homem, aprisionando a voz profunda e sábia do coração, deixando-se levar apenas pelo raciocínio lógico, acaba vítima dos condicionamentos que a sociedade e a cultura impõem. Torna-se frágil e limitado.

Temos de fazer o caminho inverso, redescobrir que somos fortes e que os limites, na verdade, não existem. São criados por nós e vigoram apenas em nossa cabeça.

A chave para essa reconquista é o corpo. Ele é aquilo que de mais palpável podemos modificar e construir. Por isso o meu método trata do aprimoramento físico, por meio de uma prática que é caminho seguro para o aprendizado. Mas junto com essa modelagem corporal existe a modelagem mental. Com ela você moldará seu ideal de sucesso, mentalizando-se vencedor.
Quando a pessoa se desenvolve como um todo a partir do corpo, ganhando nova estrutura, gera autoestima e consciência de sua capacidade de conquista, amplia suas possibilidades de realização. A partir daí cria também uma modelagem mental de sucesso. Assim vence o bombardeio de todas as negatividades e resgata o seu poder espiritual, esquecido em um canto qualquer da alma.

Percebendo-se mais forte, lembrando-se de que possui infinitas possibilidades, você pode partir para ilimitadas conquistas. Ao trabalhar no sentido de obter uma mente saudável, materializamos o assombroso talento que Deus nos ofereceu de saúde e perfeição, de sucesso e felicidade. Passamos a dirigir nosso destino, a acreditar em nosso prodigioso potencial, pois todos somos dotados do potencial da perfectibilidade.

Cada ser humano é uma estrela, tem luz própria e brilho particular. Integrando essa infinita força que advém do cosmo e que em nós se revela, brilhando sempre mais, podemos iluminar quem dessa luz precise.

Se um dia, a partir de uma gigantesca explosão, gerou-se o Universo e a própria vida, como negar que somos parte integrante dessa força universal, que nos dá o direito de sentir a vida em sua plenitude, em toda a sua grandeza e perfeição?

Esse resgate das origens e raízes é fundamental para a nossa sobrevivência nos dias atuais. Além de ser incrivelmente gratificante, como você sentirá e compreenderá nas páginas que se seguem.


Sobre Nuno Cobra
Nasceu em São José do Rio Pardo, São Paulo, em 13 de agosto de 1938. É formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador, entre outros atletas famosos, de Ayrton Senna (por mais de 10 anos), Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, Gil de Ferran, Christian Fittipaldi, Jaime Oncins, Cassio Motta, e de empresários como Abílio Diniz, Sergio Machline, André Lara Rezende, Alair Martins e outros. É professor de qualidade de vida na área de Recursos Humanos do Programa de Educação Continuada em Administração para Executivos – USP-MBA. Exerce, também, consultoria no setor de qualidade de vida individual e em empresas, entre outras atividades. Seu site é www.nunocobra.com.br

2 comentários:

  1. Li "Encantadores de Vida, achei ótimo, mas me despertou a curiosidade sobre o trabalho do Nuno Cobra, naturalmente me fez comprar "A semente da vitória", terminei de ler ontem, agora estou apaixonada pelo trabalho do Nuno Cobra, tenho certeza absoluta que realmente transforma o ser para melhor. Hoje posso dizer que meu sonho é realizar em mim o método Nuno Cobra. Já tentei contato com ele e não obtive resposta. Preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo23:14

      Olá Cida, tudo bem? se ainda tiver interesse em realizar o metodo Nuno Cobra, posso te ajudar. Sou professor do Metodo e discípulo do Nuno Cobra e Familia. Temos grupos e treinamento individualizados em SP. Meu contato é: rodrigov_almeida@hotmail.com. Abraços e fica com Deus!!!

      Excluir