sexta-feira, 13 de abril de 2012

Encontros Literários: Literatura na Arquibancada


Amigos leitores, a partir de agora o Literatura na Arquibancada não é só mais virtual. Após seis meses de existência, todos que até aqui prestigiaram esse espaço estão desmentindo as teorias de muitos “especialistas” de que no Brasil a literatura esportiva não tem espaço no mercado. Somos gratos aos mais de 30 mil leitores que visitaram o Literatura na Arquibancada, no Brasil e diversos países do exterior.

Por conta disso, pretendemos avançar ainda mais na divulgação da literatura esportiva no Brasil. A partir de agora, vamos levar às escolas, universidades, clubes, empresas, feiras literárias e em qualquer espaço cultural, o trabalho desenvolvido até aqui. Serão encontros literários que contarão com consagrados escritores, jornalistas e pesquisadores da literatura esportiva brasileira.

O que é o Literatura na Arquibancada (encontros literários):
Evento cultural que apresenta a literatura esportiva como ferramenta de aprendizado, conhecimento, inserção social e resgate histórico. Participação das principais referências do universo literário e do jornalismo esportivo. Atuação de norte a sul do país, nas capitais e interior do Brasil atingindo diversos públicos.

Objetivos:
- Resgate e preservação da literatura esportiva nacional;
- Formação de novos leitores visando uma base cultural para o evento Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016;
- evento para o calendário oficial de “atrações culturais” durante a realização da Copa das Confederações, em 2013 (evento teste da Copa) e durante o ano do Mundial, em 2014;

Algumas das temáticas que serão exploradas nesses encontros:
Literatura Infanto-juvenil (nas escolas, para crianças e jovens entre 7 e 17 anos) :
“Como a literatura esportiva pode estimular e ajudar na formação de leitores”
“História dos Jogos Olímpicos”; “Música e Futebol”; “Jornalismo Esportivo, um caminho para literatura”

Nas Universidades:
“O futebol como ferramenta para aprender literatura”; “Como transformar o dia a dia do jornalismo esportivo em literatura”; “Ficção e Romance no Futebol”;

Nas empresas:
“Como a literatura esportiva pode formar líderes”

Nos clubes de futebol:
“Conhecendo o que faz”

Programações especiais:
“A dança dos deuses”; 
“O centenário de Nelson Rodrigues”, 
“Heróis Olímpicos Brasileiros”, 
“Gente da nossa terra”, 
“Futebol & Arte”.


Em agosto, o Literatura na Arquibancada realiza o primeiro grande evento e que tem como homenageado o escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues. 2012 é o ano do centenário de Nelson Rodrigues e por isso realizaremos vários encontros pelo país. Confirmados, os encontros do Rio de Janeiro e São Paulo, na semana que antecede a data oficial do centenário de Nelson, o dia 23 de agosto.
Oportunamente, confirmaremos os locais e horários dos encontros que contarão com a presença de nomes como Ruy Castro, Maurício Murad, Flavio Carneiro, José Carlos Marques, Fátima Antunes, Celso Unzelte, Mauro Beting e outros.

Se você quer levar o Literatura na Arquibancada para algum desses espaços, entre em contato:

Nenhum comentário:

Postar um comentário