Outro mito também criado em torno de sua história é a de que teria sido ele o "inventor" da jogada bicicleta, mas é o próprio Leônidas quem desmente essa informação em depoimento gravado para um programa de esportes da TV Cultura.
Esse e outros trechos de seu depoimento raro fazem parte do documentário "Diamante Negro - O homem que venceu o tempo" produzido por esse que vos escreve, André Ribeiro.
O documentário foi inspirado na biografia que escrevi sobre Leônidas da Silva, em 1999 (Diamante Eterno, Gryphus, 1999) e reeditado pela Cia dos Livros com o título "Diamante Negro".
Literatura na Arquibancada apresenta abaixo o documentário que foi exibido apenas uma única vez, em uma tarde de domingo pela TV Cultura. Depois, o programa Grandes Momentos do Esporte conseguiu junto a produtora que detém os direitos do documentário, a Bossa Nova Films a permissão para sua reexibição.
Ou seja, uma ótima oportunidade de conferir a trajetória desse craque do futebol mundial.
Nem mesmo eu, realizador do documentário, sabia da existência de uma cópia disponibilizada na internet. Em tempos de "contestações" mundiais pela pirataria praticada na internet, ter o filme sobre Leônidas disponível para todos verem, acaba sendo um "bem histórico", pois a história de sua vida merece ser vista pelo maior número de pessoas possível.
![]() |
O trio de ouro, três reis do futebol brasileiro: Leônidas da Silva, Friedenreich e Pelé. |
Logo no começo do filme, uma joia rara: a participação especial do ator Milton Gonçalves, flamenguista roxo e fã declarado de Leônidas, interpretando um texto emocionante. Vale lembrar que nas versões encontradas na internet postadas pelo Youtube esse trecho não aparece, por essa razão, pedimos a gentileza de você, leitor, acessar os links abaixo
Um bom programa para um sabadão, como hoje. Boa sessão.
André, esse filme está disponível em DVD? Onde posso encontrar para adquiri-lo?
ResponderExcluirOlá Eduardo. Infelizmente não. Mas recomendo a você ligar para a TV CULTURA, pois acredito que eles poderiam disponibilizar uma cópia. Tente falar no departamento de Pesquisa, com Beth ou Adriano. Pode falar em meu nome.
ResponderExcluirabs
André Ribeiro