sábado, 17 de dezembro de 2011

A biografia de Marcos


Mais um livro de leitura obrigatória para os amantes da Literatura Esportiva. Um gol de placa da Editora Realejo. Mais uma obra de referência do autor Celso de Campos Jr.

Sinopse (da editora)

Livro escrito pelo jornalista Celso de Campos Jr. e editado pela Realejo tem texto descontraído e é ilustrado com mais de cem fotografias

“Deixei de ser só profissional quando recusei os milhões do Arsenal para jogar a Série B. Ali, já falei com o coração.”

Essa e outras declarações marcantes do goleiro Marcos estão em “São Marcos de Palestra Itália”, livro publicado pela Realejo Edições e que chega às principais livrarias do país em dezembro.

O jornalista e escritor Celso de Campos Jr., autor da consagrada biografia do sambista Adoniran Barbosa, reconta em 304 páginas a trajetória do caipirão que chegou ao Palmeiras com a fama de ter sido trocado por doze pares de chuteiras e alcançou o topo do mundo como titular da Seleção Brasileira pentacampeã na Copa de 2002.

Bem documentado e criterioso, mas com texto leve e descontraído, acompanhado por uma centena de fotografias – incluindo raras imagens da época em que o craque ainda tinha cabelo! –, o livro dá uma nova dimensão à figura do ídolo.

“Era uma história que, definitivamente, merecia ser contada – com o rigor jornalístico e a independência que se aplicam a uma biografia ou a uma grande reportagem, sim, mas sem perder de vista o tom descontraído do folclore que cerca o futebol, seus protagonistas e seus fiéis seguidores. Decidi então matar no peito e encarar o desafio”, explica Celso de Campos Jr..

“São Marcos de Palestra Itália” foi idealizado em 2003, quando o goleiro demonstrou uma paixão incomum no mundo do esporte profissional ao recusar a milionária proposta do Arsenal, na Inglaterra, para jogar a segunda divisão do Brasileiro com o Palmeiras. Mas as folhas do calendário voaram mais rápido que os cabelos do rapaz de Oriente – e eis que já estávamos na temporada de 2011.

Nesses oito anos, Marcos solidificou-se como um personagem ímpar no futebol nacional: sua sinceridade, sua competência e sua lealdade lhe renderam a devoção incondicional da massa palmeirense e, caso raro, a admiração das torcidas rivais. Em uma era de atletas cada vez concebidos e alimentados pelo marketing, o pentacampeão manteve a mesma autenticidade daquele jovem caipira que, em 1992, desembarcou em São Paulo para tentar a sorte no Palmeiras.

Toda essa trajetória está em “São Marcos de Palestra Itália”, um livro que, longe de santificar o homem, humaniza o santo.

304 páginas, por R$ 49,90.








Sobre o autor:

Celso de Campos Jr. nasceu em São Paulo em 1978. 

Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e em História pela Universidade de São Paulo, é autor de Adoniran – uma biografia (Editora Globo) e Nada mais que a verdade: a extraordinária história do jornal Notícias Populares (Summus Editorial).
 

2 comentários:

  1. Gerson19:01

    Sensacional!!!!!!!!!
    Tava demorando pra sair uma biografia desse gênio das traves!!!!!!!
    Onde compro o meu?!?

    ResponderExcluir
  2. Gerson,

    Sugerimos o site da editora Realejo
    http://www.realejolivros.com.br/loja/index.php?route=product/category&path=35_41
    Mas o livro ainda não está disponível para venda online.
    Portanto, você também pode ligar (13) 3289-4935, telefone da Realejo, na cidade de Santos, SP.

    ResponderExcluir