segunda-feira, 7 de novembro de 2011

No último minuto

Dica do amigo Celso Unzelte, via Memofut (Grupo de Memória e Literatura do Futebol). O livro está sendo lançado hoje, dia 7, na Feira de Livro de Porto Alegre. Uma justa homenagem, já que o craque do futebol brasileiro morreu recentemente, no mês de setembro.

Sinopse:


A obra é resultado de um trabalho de investigação que reconstrói a história do ídolo do futebol gaúcho Escurinho. As conversas iniciadas em 2007 com o jogador serviram de provocação para Jones produzir um livro não apenas sobre futebol, mas sobre a história da cidade de Porto Alegre. Com passeios realizados pelo autor e o biografado, Jones vasculhou o passado do ídolo e costurou a sequência de fatos que explicam a razão de Escurinho ter se transformado em um ídolo ornado com os instrumentos lúdicos do reduto negro da Cidade Baixa: a bola, o violão e a fantasia.
Nesses quatro anos de trabalho, cerca de 300 pessoas foram entrevistadas, resultando em 120 fitas gravadas. Com flash backs de momentos de Escurinho em campo, nas festas e nas derrotas, Jones tece uma trama que mostra a história de um craque sonhador, que por ter nascido em uma geração de supercraques do futebol, amargava a esperança de entrar em campo a cada jogo, ao menos, no último minuto. Fotos reunidas de diversos acervos enriquecem a história e levam o leitor para uma viagem de volta no tempo.
Escurinho conseguiu acompanhar o desenvolvimento do livro praticamente até o final, antes de sua partida, em setembro deste ano. Seu desejo era que seu sonho servisse como exemplo de vida e de força de vontade.
No último minuto é uma obra viabilizada pela lei federal de incentivo à cultura – Lei Rounaet –, e conta com o apoio do BRDE.

SERVIÇO
Sessão de autógrafos de No último minuto – A história de Escurinho: futebol, violão e fantasia
Quando: 7 de novembro, segunda-feira, 19h30,min
Local: Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre
Preço de capa: R$ 25,00 / Na feira: R$ 20,00

Fonte:
Carla de Andrade | Jornalista
Acesso Projetos Integrados de Comunicação
www.acessocompoa.com.br - carla@acessocompoa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário