terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dica do D'Angelo

Por Domingos D'Angelo


Almanaque dos Velhos Brasileirões sai em novembro
Livro que conta tudo sobre os campeonatos nacionais disputados entre 1959 e 1970 tem noite de autógrafos no dia 29

A recente decisão da CBF de igualar em valor todos os títulos nacionais disputados em caráter oficial de 1959 a 1970 aos demais jogados desde então, causou enorme turbilhão na opinião pública e motivou Alexandre Mesquita e Jefferson de Almeida a buscarem informações sobre o assunto. Após meses de pesquisas, eles lançam o livro Almanaque dos Velhos Brasileirões no dia 29 de novembro, na Livraria da Travessa, da Sete de Setembro, a partir das 18 horas.

Mais importante do que entrar no mérito da discussão em voga na mídia sobre se foi uma atitude acertada, se foi justa, se foi demagógica, se houve erros de avaliação na decretação de todos os títulos, o que os autores esperam é tão somente contar como se sucederam aquelas competições que nos remetem justamente a um momento em que o futebol brasileiro se afirmava no panorama mundial, com três conquistas de Copa do Mundo em quatro edições disputadas. Tempos em que nossos melhores atletas atuavam em nossos clubes, época em que os estádios ficavam apinhados de gente e que as brigas eram fatos isolados. Período em que era possível memorizar a escalação de nossas equipes com a maior facilidade, quando grandes times foram formados.

E é isso que os autores registram a partir de agora: a história dos primeiros campeonatos brasileiros de clubes.

Título: Almanaque dos Velhos Brasileirões
Autor: Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida
Editora: iVentura
Nº de páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm

Lançamento: 29 de novembro de 2011, a partir das 18h
Local: Livraria da Travessa
Endereço: Rua Sete de Setembro 54 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Domingos D'Angelo pode ser considerado o "José Mindlin do futebol". É dono de uma biblioteca com mais de 1.800 livros sobre futebol. É criador do Memofut (Literatura e Memória do Futebol), grupo que se reúne mensalmente, no Museu do Futebol.


Para conhecer Domingos D'Angelo, vale a pena ler a entrevista feita pelo excelente site Ludopédio.


http://www.ludopedio.com.br/rc/index.php/entrevistas/artigo/482

Nenhum comentário:

Postar um comentário