terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dica do D'Angelo


Por Domingos D'Angelo

A Verdadeira Máquina Tricolor
Livro conta a história do time que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1984 e o tricampeonato Carioca de 1983-84-85

Sinopse: 

Em “A Verdadeira Máquina Tricolor”, que será lançado no dia 28 de novembro, na Travessa da Rio Branco, a partir das 17h30, Sergio Trigo não se preocupa em um simples desfilar de elogios a um time campeão, e sim em fazer uma narrativa minuciosa de como as coisas aconteceram.

Editado pela iVentura, com prefácio de João Máximo, quarta capa de Toni Platão e orelha de Duílio, capitão da equipe nas conquistas, a obra recria o ambiente no qual o Fluminense montou um dos times mais vitoriosos de sua história.

De acordo com João Máximo, entre tantas coisas que o autor revela – e fundamenta – está a admirável combinação de inteligência, habilidade, oportunismo, coragem e, claro, sorte, com que o clube outrora padrão partiu do nada para conquistar, em três anos, o que a outra máquina não conseguira.

Para Duílio, Trigo leva o leitor de volta ao período compreendido entre junho de 1983 e dezembro de 1985, e permite reviver uma série de situações, boas e ruins, que culminaram nas conquistas descritas no livro.

Já Platão destaca que “A Verdadeira Máquina Tricolor” joga luz sobre um momento de cores épicas na história do Fluminense com tamanha riqueza de informação, de detalhes não só sobre o futebol, mas abrangendo todo contexto político-social da época, que os que por lá não estiveram agora estarão.

Com o desenrolar dos jogos e das conquistas, o leitor constata que uma das gerações mais vitoriosas que já passou pelas Laranjeiras foi muito menos reconhecida do que deveria. Ainda assim, a obra não traz superlativos. Apenas tenta recontar uma história repleta de glórias, que por si só se encarregam de enaltecer os seus principais personagens.

Título: A Verdadeira Máquina Tricolor – a história do time que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1984 e o tricampeonato Carioca de 1983-84-85
Autor: Sergio Trigo
Editora: iVentura
Nº de páginas: 492
Formato: 16 x 23 cm

Lançamento: 28 de novembro de 2011, a partir das 17h30
Local: Livraria da Travessa
Endereço: Avenida Rio Branco 44 – Centro – Rio de Janeiro – RJ




Domingos D'Angelo pode ser considerado o "José Mindlin do futebol". É dono de uma biblioteca com mais de 1.800 livros sobre futebol. É criador do Memofut (Literatura e Memória do Futebol), grupo que se reúne mensalmente, no Museu do Futebol.



Para conhecer Domingos D'Angelo, vale a pena ler a entrevista feita pelo excelente site Ludopédio.


http://www.ludopedio.com.br/rc/index.php/entrevistas/artigo/482

Nenhum comentário:

Postar um comentário