quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SER 10 - Talento ou Destino? (parte 7)


Em 2010, o SESC,  de Santos organizou a exposição e vídeo-instalação "É 10!". O evento prestou homenagem aos 70 anos de Pelé e outros craques do mundo que se destacaram vestindo a camisa 10. Para quem não viu, compartilho aqui os textos que produzi para o evento.

                                                                      ************


Talento

Afinal, para ser considerado 10 em qualquer atividade que desempenhamos é necessário ter talento?

Para a grande maioria das pessoas a resposta será sempre sim, mas diversos pesquisadores espalhados pelo mundo inteiro já chegaram a conclusão de que o tal “dom natural” ou talento, não é exatamente o que pensávamos ser até agora.

A definição mais comum é “aquele que tem habilidade de fazer algo melhor do que a maioria dos mortais”. Um dom inato, adquirido precocemente, seja ele para jogar futebol, compor músicas ou comandar negócios. Por essa definição genérica, seguimos a vida acreditando que talento seja algo presente em todas as atividades profissionais ou pessoais.

Para checar essa constatação, após se debruçarem sobre os mais variados “casos de sucesso” entre esportistas, músicos, empresários, artistas e matemáticos, pesquisadores descobriram que a grande maioria das pessoas aparentemente talentosas em seu ramo de atividade, jamais demonstraram indícios precoces de seus dons. Até mesmo as pesquisas mais avançadas como a do genoma não conseguiram, pelo menos até agora, comprovar que geneticamente, uma pessoa tenha algum gene específico para identificar seu talento em particular.

Bem distante dos estudos realizados por pesquisadores, refletir sobre o que representa “talento” para nós é extremamente importante. A partir dessa reflexão poderemos chegar a conclusões decisivas sobre o futuro de tudo que há de mais importante em nossas vidas, como nossos filhos, nosso trabalho, empregados, e, principalmente, do nosso próprio destino.

Para você, talento deve ser algo que represente o desempenho espetacular de alguém ou alguma coisa, em um negócio, um empreendimento ou em qualquer atividade da vida. Certo, mas nunca devemos esquecer que talentos não se definem, não se explicam, não se acham, são descobertos. O mundo os elege!

Talento vem do grego “talentus”, antiga moeda grega, e é também uma escritura bíblica, registrada no capítulo 25 de Mateus, na qual Jesus Cristo conta uma parábola aos seus discípulos. Segundo a parábola, pessoas receberam “talentus” diferentes de seu “senhor”, e sem saber, foram chamadas depois a prestar contas. Os que receberam quantidade maior da moeda, trabalharam e geraram lucro. A que recebeu apenas uma moeda, preferiu enterrá-la para devolvê-la ao seu patrão. O que recebeu apenas uma moeda foi duramente repreendido na prestação de contas. Segundo a parábola, mesmo os que recebem poucos “talentus”, têm o dever de fazê-los prosperar e produzir outros.

Na área empresarial, Marcus Buckingham e Curt Coffman, executivos do The Gallup Organization, criaram um método simples e rápido para identificar a percepção dos empregados sobre o ambiente em que trabalham e, com isso auxiliar na promoção de gestores em ações de desenvolvimento e retenção de talentos em empresas. Para eles, talento é “um padrão recorrente de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser aplicado de maneira produtiva”. Talentos, para executivos que lideram grandes empresas, são pessoas que gostam de desafios e que conseguem gerenciar problemas complexos. Precisam enxergar significado no que fazem e necessitam de espaço para atuar e inovar. Resumindo, talento, na área empresarial, é a capacidade que pessoas automotivadas têm para se envolver e despertar nos outros o sinergismo entre os capitais intelectual e humano.

Na vida diária, talentos também são pessoas com múltiplas capacidades. Sammy Davis Jr, cantor, ator, sapateador, humorista, imitador, músico, enfim, um autêntico showman, trabalhou com sucesso em todas as mídias (rádio, teatro, cinema e televisão) e como cantor vendeu milhões de discos pelo planeta. Talentos, como Sammy Davis Jr., são pessoas com força impressionante, capazes de quebrar barreiras consideradas intransponíveis para a grande maioria das pessoas.
                                     
Ele é um exemplo do que costumamos dizer: esse cara é 10!

Ou seja, ser 10 é estar sempre atento para aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece.

Frases para pensar:

“Quando não se tem talento, diz-se tudo. O homem de talento escolhe e contém-se.”
(Quintiliano, professor de retórica em Roma, filólogo, advogado e autor do livro A instituição Oratória)

“É preciso coragem para ter talento”
(Georg Brandes, filósofo, crítico dinamarquês, considerado o descobridor de Nietzsche)

“Use os talentos que você possui: as matas seriam muito silenciosas se só cantassem os pássaros de cantos mais bonitos.”
(Henry van Dyke, diplomata, pastor e escritor americano)

“Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa”
(Thomas Edison, o maior inventor de todos os tempos)

“O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida”
(Goethe, o mais importante escritor alemão)

“A solidão faz homens de talento ou idiotas”
(Victor Hugo, escritor e poeta francês)





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário