sábado, 29 de outubro de 2011

Dia D: Dia de Drummond


Hoje, 31 de outubro, dia de Drummond, o Literatura na Arquibancada dará sua colaboração reunindo alguns textos do poeta relacionados com o tema futebol. Abaixo a programação organizada pelo Instituto Moreira Salles. E mais abaixo, o primeiro texto da série Drummond e o Futebol. O poeta era vascaíno.

                                                     
Fonte: http://ims.uol.com.br/radio/D796

No dia 31 de outubro de 1902, nascia o grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Para comemorar a data, o Instituto Moreira Salles lança a ideia de instituir um Dia D – Dia Drummond –, que passa a fazer parte do calendário cultural do país. Assim como os irlandeses (e hoje o mundo inteiro) festejam a vida do escritor James Joyce todos os anos no dia 16 de junho com o Bloomsday, os brasileiros começarão a homenagear um de seus maiores poetas sempre no dia de seu nascimento. O objetivo do IMS é promover e difundir a sua obra. Para isso, convida parceiros e amigos para comemorar a data, em todo o Brasil, a partir deste ano.

Com curadoria de Eucanaã Ferraz e Flávio Moura, a programação do IMS e também das instituições parceiras estão disponíveis no site http://www.diadrummond.com.br. O site também terá conteúdo especial, como o filme Consideração do poema, produzido pelo IMS justamente para a data, no qual nomes importantes da cultura brasileira leem poemas de Carlos Drummond de Andrade, entre eles Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Hatoum, Fernanda Torres, Adriana Calcanhotto, Cacá Diegues, Antonio Cícero, Paulo Henriques Brito, Chacal e Marília Pêra. Como a ideia primordial é envolver a maior quantidade de pessoas na comemoração, o IMS também contará com a participação de anônimos admiradores da obra do poeta, que poderão enviar por e-mail seus próprios vídeos com leituras de poemas. O material resultará em um novo filme. Um terceiro vídeo também produzido pelo IMS estará disponível no site: No meio do caminho (2010) conta com 11 versões em língua estrangeira do poema mais conhecido de Drummond declamadas por personalidades das mais variadas áreas como David Arrigucci Jr., Matthew Shirts, Jean-Claude Bernardet e Heloisa Jahn.

Os filmes Consideração do poema e No meio do caminho serão exibidos também no centro cultural do IMS-RJ e nas instituições parceiras: escolas, universidades, livrarias, bares, museus, TVs, centros culturais. O IMS criou adesivos temáticos que serão distribuídos nos principais pontos culturais.


Poema da noite
Futebol
Carlos Drummond de Andrade

Futebol se joga no estádio? 
Futebol se joga na praia, 
futebol se joga na rua, 
futebol se joga na alma. 

A bola é a mesma: forma sacra 
para craques e pernas-de-pau. 
Mesma a volúpia de chutar 
na delirante copa-mundo 
ou no árido espaço do morro. 

São vôos de estátuas súbitas, 
desenhos feéricos, bailados 
de pés e troncos entrançados. 
Instantes lúdicos: flutua 
o jogador, gravado no ar 
- afinal, o corpo triunfante 
da triste lei da gravidade.

Links para a série sobre o Dia D, Dia de Drummond:

http://www.literaturanaarquibancada.com/2011/10/dia-d-dia-de-drummond-o-futebol-e-o.html

http://www.literaturanaarquibancada.com/2011/10/dia-d-dia-de-drummond-2.html

http://www.literaturanaarquibancada.com/2011/10/dia-d-dia-de-drummond-3.html

http://www.literaturanaarquibancada.com/2011/10/dia-d-dia-de-drummond-4.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário